Matias Lancetti
Nascido em Buenos Aires e radicado no Brasil em 1984, atua profissionalmente desde 1988 em diversas áreas da produção audiovisual.
Realizando trabalhos de montagem, direção, direção de fotografia e produção, adquiriu vasta experiência, especialmente no campo da edição de documentários, lidando com materiais complexos nos quais participa na elaboração da estrutura de montagem.
Colaborou com importantes diretores brasileiros na montagem de oito longas-metragens, diversos médias, curtas e séries, que foram exibidos no circuito cinematográfico, emissoras de televisão como TV Cultura, TV Brasil, Canal Futura, ESPN, SescTV e em diversos festivais como É Tudo Verdade, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, International Documentary Film Festival Amsteram (IDFA), Festival de Biarritz, Festival de Guadalajara, Vídeo Brasil, Mostra de Cinema e Direitos Humanos, IN-Edit, entre outros.
Atualmente sua atividade principal é a montagem e finalização de documentários, experimentais, institucionais, educativos e relacionados às artes pláticas.
montagem
2025 - Ocupa o cargo de Editor Audiovisual no Centro de Produção Audiovisual do Sesc SP, onde desenvolve diversos projetos. Contratação de janeiro a julho de 2025.
2024 - O Homem no Espaço Urbano, 5 episódios de 26’, série documental que aborda a relação da terceira idade com a cidade através do método Ivaldo Bertazzo. Dir: Fausto Nocetti. Prod. SescSP.
2023 - Reinventando a Vida, 8 episódios de 26’, série documental que explora personagens que dada uma condição foram obrigados a se reinventar. Dir: Eduardo Barcellos e Christina Carvalho Pinto. Prod. A Fantástica Fábrica de Filmes.
2023 - Arquiteturas Sesc SP, 24’, curta-metragem que aborda os aspectos arquitetônicos e urbanísticos adotados para a construção das unidades do SescSP. Dir: Andre Costa. Prod. SescSP.
2022/23 - O que não se vê, 4 episódios de 20’, série que explora de forma poética o processo de criação de diferentes artistas brasileiros - Regina Silveira, Sandra Cinto, Tunga e Arthur Bispo do Rosário. Dir: Andre Costa. Prod. Itaú Cultural. Exibição na plataforma Itaú Cultural Play.
2021– Musica Raíz, 54´, média metragem, documentário que investiga a música caipira na atualidade. Dir: Eduardo Barcellos. Prod. Casa dos Caipiras.
2021/2025 - Escola Nômade de Filosofia, montagem de diversos vídeos para divulgar o pensamento do filósofo Luiz Fuganti, fundador da escola.
2020/2022- Edições Sesc SP, montagem de diversos vídeos para as redes sociais para promover os lançamentos das publicações da instituição.
2020 – Alimentação #EmCasasComSesc, 10 episódios de 10’, websérie documental exibida no Youtube que discorre sobre boas práticas de alimentação. Dir: André Queiroz. Prod. SescSP.
2019 – Fases da Vida, Método Ivaldo Bertazzo, 30 episódios de 5’, websérie documental que discorre sobre a condição do adolescente na atualidade. Dir: Fausto Nocetti. Prod. SescSP.
2018 – Arthur Moreira Lima, um piano para todos, 83’, longa-metragem sobre o projeto itinerante que utiliza um caminhão-palco que percorreu o interior do Brasil, levando a música erudita aos cantos mais esquecidos do país. Dir: Marcelo Mazuras. Prod. Casa Maior Filmes. Exibido no Festival IN-EDIT Brasil 2018 no circuito comercial.
2017 – Retrospectiva Sesc 2017, curta-metragem, 16’, institucional que mostra as principais atividades do SescSP no ano de 2016. Dir: Andre Costa. Prod. SescSP.
2016 – Vitórias Além do Pódio, 5 episódios de 26´, série que aborda o cotidiano de alguns atletas brasileiros que se preparam para a olimpíada do Rio de Janeiro. Dir: Eduardo Barcellos. Prod. Conteúdos com Conteúdo. Exibição na ESPN e TV Cultura.
2015 – Entre Imagens (intervalos), 12’, curta-metragem, documentário que explora a vida e obra do artista ítalo-brasileiro Antonio Benetazzo, morto em 1972 pela ditadura militar. Dir: Andre Costa e Reinaldo Cardenuto. Prod. Olhar Periferico Filmes e Secretaria de Direitos Humanos – Prefeitura de São Paulo.
2012/2011 - Antunes Filho Poeta da Cena / Faróis do Caos / Mutações, chamadas para Edições Sesc. Dir: Danilo Concilio. Prod. SescSP.
2009 – Entre a Luz e a Sombra, 134', longa-metragem, documentário que acompanha, durante sete anos, três personagens que se encontram no Carandiru. Dir. Luciana Burlamaqui. Prod. Zora Mídia. Distribuição Vídeo Filmes. O filme recebeu diversos prêmios, inclusive prêmio de público e menção honrosa no 17o Festival de Biarritz,
2004 - Orçamento Participativo Criança, 22’, curta-metragem que registra o projeto-piloto desenvolvido em 4 CEUs do município de São Paulo. Dir. Flavio Brito. Prod: Instituto Paulo Freire.
fotografia
2025 - Lugar Público, Produção de imagens para a exposição inédita do artista Antoni Muntadas (Barcelona, 1942), “Lugar Público” Uma reflexão sobre os limites e as transformações dos espaços compartilhados. Área de Convivência do Sesc Pompeia. De 05/04/2025 a 10/08/2025.
2013 - No Próximo Frio Eu Ferro, 24’, curta-metragem, documentário. Na pequena cidade de Morro da Garça, seu Manoel Alexandre é o último mestre de carro de boi ainda vivo. Dir: Andre Costa. Prod. Olhar Periférico Filmes, contemplado no programa ETNODOC da TV Brasil.
2009 – Flávio Rangel, O Teatro na Palma da Mão, 91’, longa-metragem, documentário biográfico sobre o diretor teatral que dá nome ao filme. Dir. Paola Prestes. Prod. Serenafilmes. Exibido na TV Cultura e na 33a Mostra Internacional de Cinema em 2009.
2007 - Histórias de Morar e Demolições, 52’, média-metragem, documentário sobre cinco famílias que desejam preservar a memória de suas casas em vídeo, casas que serão demolidas para dar lugar a edifícios. Dir: Andre Costa. Prod, Olhar Periférico / Rever. Contemplado no Projeto Itaú Rumos 2006/2007.
2007 - Freguesia do Ó, Cenas de um Bairro, Histórias de uma Cidade, 26’. Dir. Andre Costa. Documentário contemplado no edital “História dos Bairros” da Secretaria da Cultura - PMSP.
2006 - Lumen, 18’. Dir. Andre Costa. Documentário sobre a exposição da artísta plástica Regina Silveira. Prod. Olhar Periférico.
2005 - Sobre o Príncipe, 26’, curta-metragem, documentário integrante dos extras do DVD do filme “O Príncipe” dirigido por Ugo Giorgetti. Dir. Paola Prestes. Prod. Serena Filmes.
direção / produção
2019- Um Filme Brasileiro, 13’, curta-metragem Uma reflexão sobre a contribuição da cultura negra no Brasil através da vida do ator e musicista Bukassa Kabengele. Dir: Matias Lancetti. Prod. Rever. Exibido no festival Move Cine Arte 2019.
2011 - Uma tramazul, 12', curta-metragem, documentário sobre a obra de Regina Silveira que envelopou o MASP em São Paulo. Dir: Andre Costa e Tassia Quirino. Prod. Olhar Periférico Filmes. Participou de diversos festivais obtende menção especial do júri no Asolo Film Festival, itália, 2011.
2009 – Produtor Associado, Entre a Luz e a Sombra, documentário, 154’. Dir. Luciana Burlamaqui. Prod. Zora Mídia.
2007 – Co-produtor documentário Histórias de Morar e Demolições, 52’. Dir: Andre Costa. Prod, Olhar Periférico / Rever. Contemplado no Projeto Itaú Rumos 2006/2007.
2002- 19 y 20. 15’, curta-metragem, documentário sobre os diversos movimentos sociais argentinos que se fortaleceram na crise de 2001. Dir: Matias Lancetti. Prod. Rever.
2001 - Sentido, 24’, curta-metragem, documentário sobre um dos 180 psicodramas desenvolvidos pela Prefeitura de São Paulo, com a participação de aproximadamente 600 guardas civis metropolitanos. Dir: Matias Lancetti. Prod. Rever.
2001 - Projeto Formação de Público, 17’, curta-metragem, documentário sobre o projeto de mesmo nome desenvolvido pela Sec. Municipal de Cultura, que produziu 4 peças teatrais exibidas para os estudantes da rede municipal de ensino. Dir: Matias Lancetti. Prod. Rever.
1993/92- TV Tam Tam, projeto desenvolvido em conjunto com os usuários da rede de saúde mental da cidade de Santos que produziu 4 audiovisuais. Vencedor do 4º festival de Vídeo de Santo André. Dir: Matias Lancetti e Paulo Santiago. Prod. Rever.
1989 - Volver, 8’, documentário gravado na Argentina durante a posse presidencial do governo Menem. Dir: Matias Lancetti e Paulo Santiago. Prod. Rever. Finalista do VIII festival Vídeo Brasil,